Winbox e MAC-Winbox

      Nenhum comentário em Winbox e MAC-Winbox

Depois de você ter instalado o RouterOS, ou ligado o roteador pela primeira vez, você terá várias formas de como conectá-lo.

  • Acessando via Interface de Linha de Comando (CLI – Command Line Interface em inglês), via Telnet, ssh, serial cable ou teclado e monitor caso o roteador tenha placa VGA ( no caso dos PCs).
  • Acessando via Interface Web ( WebFig).
  • Usando o utilitário de configuração Winbox.

Todo roteador é pré configurado de fábrica com o endereço de IP 192.168.88.1/24 na porta ether1. Por default o usuário é admin com a senha em branco (sim literalmente vazio).

Configuração adicional pode ser configurada dependendo do modelo RouterBoard. Por exemplo, RB750 ether1 é configurado como porta WAN e não é possível qualquer comunicação com o router através dessa porta. Lista de modelos RouterBOARD e suas configurações padrão pode ser encontrado neste artigo.

Winbox

 O utilitário de configuração Winbox, que pode se conectar utilizando MAC ou o protocolo IP.

Ao executar o Winbox, e em seguida clique no botão […] e veja se o Winbox encontrará seu roteador e o seu MAC address. O Winbox Neighbor Discovery irá descobrir todos os roteadores que estão no broadcast da sua rede. Se voce ve seus roteadores na lista, conecte nele clicando no endereço MAC e pressionando o botão Connect.

A primeira tela do Winbox

O Winbox irá tentar baixar os plugins do seu roteador, se está for a primeira conexão para o roteador com a versão corrente. Note que ele levará cerca de um minuto para baixar todos os plugins se o winbox conectar com o protocolo MAC.

Este método trabalha funciona com qualquer dispositivo que executa o RouterOS. Seu PC precisará estar com o MTU em 1500.

Depois que o Winbox ter baixado corretamente os plugins e autenticado, a tela principal será exibida:Tela principal do Winbox

Se o winbox não puder encontrar nenhum roteador, certifique-se que seu computador Windows esteja ligado diretamente ao roteador com cabo ethernet, ou que ambos estejam conectados ao mesmo switch. Como a conexão via MAC utiliza o Layer 2, é possível se conectar ao roteador mesmo sem configuração de endereço IP. Devido ao uso do conexão MAC por broadcasting ela não é éstavél suficiente para o uso continuo. Ela não é aconselhavel para uso em redes em produção, ela deve ser usada somente para configuração inicial.

para maiores informações sobre o Winbox o manual esta neste link.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.